Quem somos

A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACERT, atua no Estado do Ceará desde o dia 16 de março de 1977, reunindo oito emissoras de televisão, com sede em Fortaleza, e 140 emissoras de rádio AM e FM, das quais 23 instaladas na capital.

Ao longo de sua história, a ACERT tem cumprido com os seus objetivos, no sentido de integrar a radiodifusão na defesa dos princípios democráticos e da livre iniciativa, da liberdade de informação e programação, entre outros.

A entidade tem contribuído de forma direta com inúmeras campanhas de utilidade pública, de largo alcance social junto aos seus milhares de ouvintes de rádio, promovidas por instituições representativas da sociedade, reforçando cada vez mais seu papel de agente do desenvolvimento social.

Anualmente, a ACERT realiza em Fortaleza, sempre no mês de novembro, o Congresso Cearense de Radiodifusão, com a participação de todas as emissoras associadas, debatendo com personalidades e convidados especiais os temas atuais da radiodifusão ligados às novas tecnologias, legislação, comercialização e marketing, e atuação dos órgãos públicos que trabalham junto ao setor.

A entidade realiza encontros regionais, reunindo as emissoras para difundir as ações executadas pela ACERT, debater temas do dia-a-dia e ouvir das emissoras sugestões de como atuar no crescimento do meio rádio no competitivo mercado de hoje.

Em maio de 2000 foi criado o Escritório do Rádio para comercializar os espaços publicitários das emissoras do interior, interagindo com clientes e agências para facilitar a programação do rádio em seus planejamentos de mídia.

O Escritório do Rádio possibilita uma negociação centralizada, informações sobre as emissoras e suas programações, preços, características, alcance regional, potência, enfim, um cadastro com dados indispensáveis para quem vai programar rádio no intrerior.

Além disso o Escritório do Rádio faz toda a distribuição do material para as emissoras, o check-in de notas fiscais, recibos, mapas de veiculação, entregando ao cliente ou agência um relatório completo do pós-venda, facilitando ao máximo as relações com o mercado. Contato comercial com Cinthia pelos telefones 85 32461051 / 85 99964448 ou email comercial@acert.org.br .

Em Agosto de 2002 a ACERT lançou a Cadeia Produtiva do Rádio, movimento que reuniu todos os segmentos que interagem com o setor, buscando a formulação dos grandes desafios que deveriam ser enfrentados a partir daquele momento.

A Cadeia Produtiva já realizou campanhas de valorização do meio, cursos de treinamento profissional, ações de marketing junto ao mercado anunciante, seminários com a participação de agências e grupo de mídia, entre outras.

A ACERT hoje é uma entidade atuante no setor, interagindo de forma dinâmica com os demais segmentos da sociedade, valorizando a educação e a cultura, a defesa da liberdade de imprensa com princípios de fortalecimento dos seus associados, valorização da programação regional, profissionalização do radiodifusor, além de apoiar as ações da ABERT.