GRANDES NOMES DO RÁDIO CEARENSE – ADERSON MAIA

 

 

ADERSON MAIA

 

Aderson Maia Nogueira, o Dedeco, jornalista, radialista e advogado, nasceu em Fortaleza no dia 9 de março de 1937. Iniciou a brilhante carreira jornalística no rádio em 16 de junho de 1956, na Rádio Uirapuru de Fortaleza como redator e repórter esportivo, mas sua grande vocação era, além das qualidades jornalísticas, a liderança e desde 1975, o primeiro ano após a fundação da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace) passou a participar dos debates.

Em 1960, no início da Televisão no Ceará, ingressou como Suite (Diretor de TV) e paralelamente como repórter da Ceará Rádio Clube, ambas pertencentes aos Diários e Rádios Associados. Em 1982 com o fechamento da TV Ceará – Canal 2 passou a trabalhar na TV Manchete Canal 2, sucessora da TV Ceará onde ficou até 1993, quando se aposentou.

Teve atuação também na Imprensa escrita, exercendo atividades em 1955 nos jornais O Nordeste e O Estado, atuando como Redator Esportivo.

Juiz do Trabalho, aposentado pela 7ª Vara do Trabalho do TRT da 7ª Região.  Auditor do Tesouro da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretário de Imprensa e Relações Públicas da Prefeitura e Diretor Geral da Imprensa Oficial do Município de 1978 a 1985.

Em 1992, foi nomeado diretor jurídico da Abrace e em 1994 foi encarregado de proceder à redação de um novo estatuto da entidade, fato esse que fez o meu nome crescer entre os associados. Um ano depois, em 1995, em Alagoas, ano de eleição, foi eleito novo presidente da entidade, permanecendo na presidência até 31 de março de 2017 (22 anos no comando da crônica esportiva nacional).

O trabalho de Aderson Maia na direção da Abrace o credenciou para presidir o Sindicato dos Radialistas do Ceará no período de 2000 a 2009. O cearense ainda chegou a presidir a Federação de Periodistas Desportivos das Américas (AIPS/América). Foi também presidente da APCDEC e presidente do Conselho Superior da Associação Cearense de Imprensa.

Aderson Maia foi casado com a Sra. Angélica Pinto Nogueira, pai de três filhos: Sérgio Ricardo, Angélica Luisa e Aderson Maia Nogueira Junior. Também tinha cinco netos: Felipe, Guilherme, Luana, Lucas e Lara. Ele faleceu em fevereiro de 2019.