GRANDES NOMES DO RÁDIO CEARENSE – GOMES FARIAS

 

 

GOMES FARIAS

 

Raimundo Gomes Farias, o festejado narrador Gomes Farias, nasceu na cidade de Ipu no dia 23 de março de 1937. É narrador esportivo, radialista, advogado e político, tendo sido eleito deputado estadual em quatro mandatos.

Farias iniciou sua atuação no rádio em 1958, através da Rádio Dragão do Mar, após ser aprovado num concurso para locutor esportivo. Exerceu a profissão também na Rádio Assunção e na Rádio Uirapuru, assinando contrato com a Rádio Verdes Mares em 1970. Atuando na Verdes Mares, narrou alguns jogos para a Rádio Tamoio do Rio de Janeiro. Participou ainda das equipes esportivas da Jovem Pan News Fortaleza e da AM Cidade.

Criador de bordões que marcaram época na radiofonia cearense, Farias conquistou elevados índices de audiência com vários deles, onde podemos destacar “Tu mata o goleiro”, “Tá na peia”, “Tome bola”, “Amarra as almas, negada”, “Time pai d’égua”, “Time arretado” e muitos outros.

Quando ele narrava um jogo e anunciava o placar, fazia eco no Estádio. Ele falava: “Placar no Presidente Vargas: Ceará 1×0… E o Fortaleza… há há” e os torcedores alvinegros respondiam: “Tá na peia”. O mesmo ocorria quando o Leão estava vencendo e fazia a gozação com os torcedores do Vozão.

Farias integrou grandes equipes esportivas no rádio cearense, tendo como principal companheiro o saudoso comentarista Paulino Rocha, o “campeão de audiência”, que também exerceu mandato de deputado estadual.

Narrou jogos de futebol nos principais estádios do Brasil, destacando-se o Maracanã, onde transmitiu o jogo realizado entre os selecionados do Brasil e da Inglaterra, trabalhando ao lado do comentarista Paulino Rocha e do repórter de campo Joseoly Moreira.