IRAPUAN LIMA
Irapuan Barros de Lima, que nasceu em Fortaleza no dia 1º de agosto de 1927, ficou conhecido em todo o Estado do Ceará como o “Chacrinha do Norte”, pois seus programas seguiam o mesmo estilo do famoso Abelardo Barbosa, consagrado no Brasil inteiro apresentando programas de calouros e buzinando os candidatos que eram reprovados.
Em Fortaleza, Irapuan Lima conquistou elevados índices de audiência apresentando programas no rádio e na televisão, seguindo a mesma formatação do apresentador pernambucano.
Sua carreira artística foi iniciada aos 22 anos de idade, precisamente em 1949 através da Rádio Iracema de Fortaleza, transferindo-se posteriormente para a TV Ceará, onde comandou programas de auditório, seguindo trajetória vitoriosa na TV Verdes Mares e TV Cidade.
Seguindo o estilo irreverente de Abelardo Barbosa, o Chacrinha, apresentou o Programa Irapuan Lima por mais de 15 anos, conquistando sempre elevados índices de audiência. Enquanto o Chacrinha tinha como atração as suas “Chacretes”, Irapuan apresentava no seu programa as “Irapuetes”, dançarinas cuidadosamente selecionadas.
Nos seus programas era também um excelente “Garoto Propaganda”, com divulgação de produtos que a população lembra até hoje. Podemos citar o “Macarrão Fortaleza,não pode faltar em sua mesa…” e também as Óticas Boris, com a música “Cadê Cacá, cadê Cacá? Tá na Boris, Boris, Boris…”
Irapuan promoveu apresentações de famosos artistas em Fortaleza, entre eles Roberto Carlos, Ângela Maria, Carlos Galhardo, Orlando Silva, Wanderley Cardoso e muitos outros, todos passando pelo seu programa de televisão.
O saudoso comunicador foi eleito durante três anos o “Rei Momo” do carnaval cearense, oferecendo sua irreverência e alegria e desfilando pelos clubes sociais e também pelas ruas onde os blocos, escolas de samba e maracatus abrilhantavam o período momino.
Irapuan faleceu no dia 4 de maio de 2002.