GRANDES NOMES DO RÁDIO CEARENSE – IVAN LIMA

IVAN LIMA

Ivan da Conceição, o competente e saudoso Ivan Lima, foi um dos maiores narradores do rádio esportivo, tendo trabalhado nas principais emissoras dos Estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Ivan Lima nasceu na cidade de Conceição de Almeida, na Bahia, no dia 4 de fevereiro de 1934, tendo iniciado sua atividade na radiofonia trabalhando na Rádio Excelsior, na capital baiana. Em 1953 transferiu-se para Recife, ingressando na Rádio Tamandaré, mudando-se em seguida para Natal, onde trabalhou na Rádio Nordeste da capital potiguar.

Seu próximo destino profissional seria Fortaleza, capital do Ceará, onde trabalhou nas rádios Uirapuru, Assunção e Dragão do Mar, conquistando elevados índices de audiência.

Dando sequência à sua trajetória pela região Nordeste, Ivan retornou ao Recife para desempenhar atividade na Rádio Jornal do Comércio e logo em seguida na Rádio Olinda, onde permaneceu até 1964.

Em 1965, já consagrado como o mais laureado locutor esportivo do Nordeste, assumiu o comando da equipe esportiva da Rádio Clube de Pernambuco onde, além de liderar atividades na programação dos esportes, foi responsável por mais dois programas, o “Cidade Aflita” e “Os Brotos Comandam”, ambos registrando elevados índices de audiência.

Ivan Lima participou da cobertura de nove Copas do Mundo de futebol, juntando-se aos grandes nomes da imprensa esportiva do Rio de Janeiro, fazendo dobradinha com o consagrado narrador Doalcei Bueno de Camargo, da Rádio Tupi carioca.

Fora o futebol association, Ivan foi um apaixonado pelo futebol de mesa, sendo eleito o primeiro presidente da Federação que comandava esse esporte em Pernambuco. Foi também presidente da Federação Pernambucana de Desportos Amadores e presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Pernambuco.

Ivan Lima foi casado com a Sra. Ione Bezerra da Conceição, sua companheira e esposa por 35 anos, com a qual teve oito filhos. Ele faleceu em Recife no dia 14 de agosto de 1994, aos 60 anos de idade.

 

 (unicap.br)