José Wilton Bezerra nasceu no dia 29 de setembro de 1948 no Distrito de Várzea da Conceição na zona rural de Cedro, interior do Ceará. Ele chegou ao Crato no ano de 1957 com apenas nove anos de idade, onde viveu a infância e a adolescência. No início da década de sessenta, Wilton começou a trabalhar na Amplificadora Cratense, pertencente à Diocese, onde exerceu a função de operador de áudio tendo passagens posteriormente pelas rádios Educadora e Araripe.
Em 1967, já morando em Juazeiro do Norte, fez parte do grupo de profissionais que, sob o comando dos irmãos Geraldo e João Barbosa, inaugurou a Rádio Progresso AM trabalhando como operador de áudio, discotecário, programador, disque-jóquei e comentarista esportivo.
Em 1979, convidado por Moésio Loiola, então chefe da equipe esportiva da Rádio Uirapuru, mudou-se para Fortaleza aonde permanece até hoje com grande prestígio na crônica esportiva cearense.
Na Capital cearense Wilton trabalhou na Rádio Globo de Fortaleza, na TV Ceará e na TV Cidade, até assinar compromisso exclusivo com o Sistema Verdes Mares de Comunicação, passando a integrar a TV Diário, participando do programa A Grande Jogada, então apresentado pelo profissional Sebastião Belmino.
Em julho de 2022, o competente profissional lançou, com sucesso, o livro com o título Wilton Bezerra – Crônicas e Causos, narrando o resultado de crônicas escritas para jornais e mídias sociais, abordando a trajetória profissional do radialista com o futebol e dimensões do cotidiano.