Geraldo e José Barbosa
A história do rádio no Cariri não pode ser contada sem a citação de dois nomes respeitados na comunicação daquela importante região. Referimo-nos aos irmãos Geraldo e José Barbosa, com uma riquíssima folha de serviços prestados.
Geraldo, formado em odontologia, no desempenho da função já escrevia suas primeiras crônicas para o Centro Regional de Publicidade de Juazeiro do Norte, tendo trabalhado como redator do jornal Correio do Ceará, na Rádio Iracema de Juazeiro e dirigiu o setor artístico da Rádio Educadora do Cariri, no Crato.
Em 1966, convidado pelos irmãos Bezerra de Menezes, fundaram a rádio Progresso AM, sendo seu diretor até 1976, quando passou a direção para seu irmão José Menezes Barbosa, permanecendo na redação com suas crônicas, transferindo-se para a Rádio Padre Cícero Salesiana. Marcou sua passagem com mais de 25 mil crônicas.
José Barbosa não tinha tanta vocação para atuação no meio radiofônico mas, mesmo assim, dirigiu a rádio Progresso durante 38 anos, substituindo seu irmão Geraldo. Foi o diretor de rádio com mais tempo de exercício no interior, ou talvez do estado do Ceará. Ele foi telegrafista do departamento de Correios e Telégrafos, depois foi o primeiro Gerente da Empresa de Correios e Telégrafos de Juazeiro do Norte.
José Barbosa foi um dos fundadores da ACERT – Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão, um dos primeiro diretores regionais, convidado pelo presidente Demócrito Dummar, quando estendeu as atividades da ACERT pelo interior. Na época, criou três regiões, norte, centro e sul. Sempre foi grande colaborador da entidade, na qual permanece até hoje.