GRANDES NOMES DO RÁRIO CEARENSE – JOSÉ JÚLIO CAVALCANTE

 

 

JOSÉ JÚLIO CAVALCANTE

 

José Júlio Cavalcante nasceu em Iguatu,  em 1° de outubro de 1918, filho de Júlio Cavalcante e Júlia Barreto Cavalcante.

Iniciou as atividades na comunicação como revisor do jornal “A Razão”, que circulou em Fortaleza sob a direção de Lauro Manoel Severiano, e depois trabalhou na área de revisão e reportagem nos jornais “O Estado” e “Gazeta de Notícias”. Da área de jornalismo foi para o Rádio, onde depois de concurso realizado na época, ingressou como locutor da Ceará Rádio Clube.

Após um período longe dos microfones retornou ao segmento radiofônico, agora na Rádio Iracema de Fortaleza.

Da rádio Iracema, atendendo a convite de José Pessoa de Araújo, assumiu o departamento de publicidade da Rádio Uirapuru de Fortaleza, onde ficou até ser convidado por Paulo Cabral de Araújo, agora para superintender a Rádio Verdes Mares. Foi ainda Superintendente da Rede Iracema de rádio de propriedade do grupo Adauto Bezerra e Etevaldo Nogueira.

Zé Júlio, como era conhecido no meio radiofônico, teve também destaque nos textos que redigia, sempre em defesa dos interesses da classe menos favorecida. Em 1947 foi eleito Vereador de Fortaleza, exercendo o mandato com muito êxito.

José Júlio faleceu no dia 12 de maio de 2011, aos 92 anos de idade.