Ao som de obras musicais interpretadas pela Orquestra de Cordas Friccionadas do Instituto Jacques Klein, foi assim que o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia), abriu a 6ª edição do Proenergia Summit. A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira (11.09), no Centro de Eventos, em Fortaleza (CE).
Com o macrotema “O Mundo da Energia acontece aqui” o evento debate as oportunidades e desafios contemporâneos para a transição energética envolvendo a geração, transmissão, armazenamento e comercialização de energia, mudanças climáticas, regulação, políticas públicas, mercado, investimentos, H2V, offshore e energia solar, entre outros temas.
Além do anfitrião do Proenergia Summit, o presidente do Sindienergia, Luís Carlos Queiroz, participaram do encontro o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; o secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito Filho; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Ricardo Cavalcante; o diretor do SENAI e superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; a superintendente Estadual do BNB, Eliane Brasil; o presidente da Enel Ceará, José Nunes, entre outras personalidades e autoridades do setor energético de todo o país.
Um dos pontos altos da abertura foi a entrega do Troféu “Jurandir Picanço” para o Ministro Nacional da Educação, Camilo Santana, representado pelo governador Elmano de Freitas.
Em mensagem enviada ao Sindienergia, Camilo Santanta destacou que “esse reconhecimento transcende uma mera honraria pessoal, refletindo o esforço coletivo e a dedicação incansável de incontáveis indivíduos que contribuíram significativamente para o progresso do Ceará e do Nordeste no âmbito da produção de hidrogênio verde.”
A Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) esteve representada por sua presidente, a jornalista e radialista Carmen Lúcia Dummar.
Para Carmen Lúcia, o Ceará tem se destacado neste momento de transição energética. “O evento organizado pelo Sindienergia-CE reunindo grandes players do setor, ressalta o protagonismo do nosso estado, que vem se desempenhando na produção de energias renováveis e na criação da infraestrutura da energia limpa e inovadora, essencial para o almejado desenvolvimento sustentável”, opinou a jornalista.
Palestras técnicas, painéis e debates, bem como, rodadas de negócios, exposições comerciais, espaços para startups e podcasts, fazem parte da programação do Proenergia Summit que segue até esta quinta-feira, 12 de setembro. A organização do evento espera um público de 4 mil pessoas nos dois dias da iniciativa, que tem uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e ainda apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).
(FOTOS: Carlos Gibaja – Governo-Ceará)