ACERT defende atuação da Imprensa na cobertura das eleições

 

Em reunião solicitada pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado, Dr. Manuel Pinheiro Freitas, representantes da Federação Nacional dos Jornalistas, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, Associação Cearense de Imprensa, Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão, o presidente da ACERT e a representante do Secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, discutiram sobre as ações necessárias à garantia da segurança dos profissionais de imprensa na cobertura das eleições do corrente ano.

Bootstrap Studio Crack

A Delegada Socorro Portela, representante do Secretário de Segurança anunciou a formação dos ‘Gabinete de Gestão de Eventos Complexos’, que serão instalados no dia 02/10 (domingo) em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, para que os jornalistas possam denunciar ameaças ou qualquer outro tipo de violência sofrida durante a cobertura do pleito.

O presidente da ACERT, advogado Afro Lourenço, destacou a importância do Jornalismo para a democracia, ressaltando que agressões já ocorreram por parte de policiais a profissionais da imprensa, no calor dos conflitos entre populares, quando jornalistas buscam documentar os fatos, agressões essas que não devem se repetir. Enfatizou que “existem duas funções fundamentais para a democracia, com todo respeito às demais: advocacia e jornalismo”, finalizando: “no momento em que essas duas entidades desaparecerem, já se foi a democracia”.

Por meio da Promotoria de Justiça Militar, o Ministério Público expediu recomendação ao Comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, sob as penas da lei, para a adoção de todas as providências necessárias no sentido de instruir, orientar e determinar que a tropa de serviço na Operação Eleições e envidar todos os esforços na preservação da incolumidade física e moral dos jornalistas, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas, e todos os demais profissionais que integram a imprensa livre brasileira e que executarão a cobertura das eleições nacionais.