GRANDES NOMES DO RÁDIO CEARENSE – FRANCISCO POSSIDÔNIO

 

FRANCISCO POSSIDÔNIO

Francisco de Sousa Possidônio nasceu em Pacatuba, Ceará, no dia 24 de maio de 1947. Foi taxista, mestre de tecelagem, carpinteiro, operador de áudio e empresário artístico, tendo participação ativa no lançamento de nomes como Beto Barbosa, Pinduca, Eliane, José Orlando e outros.

Com a experiência adquirida e uma enorme disposição para fazer sucesso, criou o Grupo Forró Maior, composto por sete grandes bandas de forró, com destaque para a Forró Maior e para a Café Coado.

Em 1995 iniciou sua atividade como radiodifusor atuando como Diretor Geral do grupo de comunicação formado pelas emissoras Rádio Capital FM, Sucesso FM, Tropical FM, FM Casa Blanca, FM Maior de Baturité e FM Canoa de Aracati.

Atualmente, é Diretor Geral das emissoras de rádio FM Viva, FM Cultura, FM Líder, e das emissoras de televisão TV Metrópole canal 16.1 e TV Metrópole de Sobral 46.1, localizadas nos municípios de Pacatuba, Guaiúba, Caucaia e Sobral, no Ceará.

Possidônio é um dos diretores da ACERT – Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão, ocupando o cargo de Diretor de Patrimônio. É também conselheiro do SINDATEL – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Ceará. Ele é pai de sete filhos: Enivaldo (Diretor Técnico da TV Metrópole), Gina Passos Mendes (Advogada), Elioswaldo (Advogado), Eliedelson (Produtor Musical), Gleidivaldo (Médico), Gustavo e Quelilene (Estudantes).

Divorciado, atualmente é casado com Lucilene de Sousa Lima Possidônio e orgulha-se de ser avô de dez netos. Através da Fundação José Possidônio Peixoto, por ele instituída, vem desenvolvendo ao longo dos anos um trabalho social destinado ao público da terceira idade, beneficiando 160 idosos no município de Caucaia, trabalho que mereceu homenagens da Assembleia Legislativa do Estado e das Câmaras Municipais de Caucaia e Guaiúba.