GRANDES NOMES DO RÁDIO CEARENSE- JOSÉ TUPYNAMBÁ

 

 

 

JOSÉ TUPYNAMBÁ

 

José Tupynambá Moraes de Aquino nasceu em Sobral (CE) no dia 8 de setembro de 1961, filho de Luiz Santos de Aquino e Rita Maria Moraes de Aquino. Casado com Maria Adelaide Vasconcelos de Aquino, é pai de Marina de Aquino Albuquerque e Tupynambá Júnior.

Iniciou seus estudos no Colégio Sobralense e concluiu o nível médio na Escola Técnica de Comércio, graduando-se em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral.

Tupynambá trabalhou durante 18 anos como funcionário público na Companhia de Desenvolvimento Industrial do Ceará – CDI.

Em 26 de junho de 1987, com a instalação da Rádio Assunção em Sobral, foi convidado pelo seu proprietário Moésio Loiola para gerenciar a emissora, começando aí sua fascinação pelo rádio, onde aprendeu além da parte comercial, também a parte técnica.

Com a venda da Rádio Assunção, gerenciou por cinco anos a Rádio Caiçara, e após esse período gerenciou a FM Paraíso até novembro de 2000, surgindo neste ano a grande oportunidade de ganhar sua própria concessão de rádio. Nascia aí a Rádio Tupinambá AM de Sobral que segundo ele, “por via do destino ou providência divina”, leva seu nome.

Assumiu o comando e levou algum tempo para colocar a emissora numa situação apta para trabalhar, considerando as inadimplências tributárias que enfrentava.

Com muita luta e garra, conseguiu colocar a Tupinambá AM em primeiro lugar de audiência no interior do Estado, buscando sempre o que existia de mais moderno no mundo radiofônico.

Hoje, a Tupinambá AM migrou para Tupinambá FM 100.3 e já é destaque na cidade e nas diversas regiões do interior.