PAULO CABRAL DE ARAÚJO
Paulo Cabral de Araújo foi uma das vozes mais aplaudidas nos meios da comunicação e da política no Ceará. Nascido em Guiúba no dia 21 de agosto de 1922, chegou a ocupar a presidência dos Diários e Rádios Associados durante 22 anos e foi também Prefeito de Fortaleza.
Paulo Cabral, com sua bela voz e uma facilidade impressionante para comunicar-se, começou no jornalismo aos 12 anos de idade, dirigindo seu primeiro jornal, o Central Infantil Cultural, de Fortaleza. Já aos 16 anos iniciava sua trajetória profissional sendo aprovado num concurso realizado pela Ceará Rádio Clube.
Consagrado como um dos mais prestigiados comunicadores do Estado do Ceará, Paulo Cabral conquistou o reconhecimento geral e acabou sendo eleito Prefeito Municipal de Fortaleza em 1951, tendo também desempenhado o cargo de Secetário do Ministério da Justiça durante o Governo do Presidente Ernesto Geisel.
Com sua competência comprovada, foi convidado por Assis Chateubriand para assumir a direção do conglomerado de comunicação dos Diários Associados em Recife, comandando por vários nos a Rádio Clube de Pernambuco e a Ceará Rádio Clube, comprada de João Dummar.
Do Recife, Paulo Cabral viajou pelo Brasil, morando em Belo Horizonte onde comandou os jornais Correio Brasiliense e Estado de Minas, bem como a Rede Tupi de Televisão. Passou dois anos longe dos Diários Associados, após assumir o comando da Rádio Verdes Mares, antes da mesma ser adquirida pelo Grupo Edson Queiroz.
Nos anos 90 assumiu a presidência da Associação Nacional dos Jornais – ANJ, onde permaneceu durante sete anos. Em 2008 foi conselheiro editorial do jornal O Povo, no Ceará.
Paulo Cabral faleceu em Brasília aos 87 anos de idade no dia 20 de setembro de 2009, vítima de leucemia.