PRESIDENTE AFRO LOURENÇO FAZ SEU PRIMEIRO PRONUNCIAMENTO

Queridos radiodifusores,

 

 

Que fiquem registrados os meus agradecimentos à presidente Carmen Lúcia Dummar Azulay pela indicação de minha pessoa para sucedê-la na sua brilhante gestão na honrosa presidência do Conselho Diretor da ACERT; agradecimentos que os estendo aos Grupos de Comunicação VERDES MARES, O POVO e JANGADEIRO e a todos os radiodifusores cearenses que acolheram a nossa Chapa nos emprestando os seus votos à nossa eleição.

 

A queda da receita publicitária das empresas de radiodifusão. decorrente da redução da atividade econômica do país, consequente das medidas de isolamento social, por força da pandemia do COVID-19 que ainda castiga o povo brasileiro, motiva a ACERT a ações mais objetivas de assistência às suas afiliadas; em primeiro lugar, assistir às pequenas e médias empresas que têm menor capacidade de resistência econômica. Além de buscar soluções para as demandas de nossos afiliadas junto aos poderes públicos, com articulações com os nossos parlamentares.

 

Nos comprometemos com esses desideratos.

Desenvolvendo esforços para oferecer às pequenas e médias empresas de radiodifusão processos modernos de gestão administrativa, para aumentar a produtividade e a lucratividade da empresa, e técnicas de produção e marketing, para a melhor qualidade de suas programações; e, assim, alavancar a sua receita publicitária, viabilizando o negócio. Para tanto, buscaremos parcerias com o BNB, SEBRAE e CDL.

 

Assim será possível: a) a regularização jurídica societária de empresas de radiodifusão; b) a estruturação organizacional da empresa; c) a preparação profissional dos seus colaboradores; d) o planejamento estratégico da empresa; e) o estudo do mercado anunciante; f) a elaboração de estratégias de vendas; g) o aprimoramento da programação da emissora; e, h) a medição (Feedback) dos resultados das suas ações.

 

Outro propósito é viabilizar a convivência inter complementar das tecnologias Streaming e Broadcasting.

 

Como disse o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, na apresentação do Projeto “Acelerando a Transformação Digital”: “É importante que todos estejam preparados para esse ambiente de convergência tecnológica.” A expressão não é cabível somente quanto ao jornalismo profissional, que pretende assegurar informação, apurada e certificada, ao público ouvinte e telespectador; mas, também, a todo o processo de produção e programação das emissoras.

Para essa nova geração de executivos e comunicadores das radioemissoras, nos propomos criar a “Escola de Gestão de Radiodifusão”, que poderá ser de modo online e presencial, simultaneamente.

 

Não nos esqueceremos da constante luta pela cobrança mais justa das quotas de Direitos Autorais de músicas tocadas pelas radiodifusoras. Para esse desafio estamos estudando medidas mais objetivas e contundentes contra o ECAD.

Finalizo tomando emprestado a expressão de Max Weber, alemão, intelectual, jurista e economista, do século passado, considerado um dos fundadores da sociologia. Disse ele: “O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível”.

 

E assim, concito os meus companheiros eleitos comigo para enfrentarmos esses desafios de superação dos obstáculos e conquistarmos a vitória sobre eles, na certeza de que estaremos contribuindo para o fortalecimento da radiodifusão em nosso Estado. Pois, comungando com o ministro Ayres de Britto, afirmo que: “A liberdade de expressão é a maior expressão da liberdade”.

 

Muito obrigado.

AFRO LOURENÇO

Presidente