SEBRAE REALIZA DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL PARA EMISSORAS DE RÁDIO DO CEARÁ

O SEBRAE/CE, atendendo a uma demanda de apoio encaminhada pela ACERT e com o intuito de conhecer melhor o segmento das Emissoras de Rádio para entender quais são as suas reais necessidades, contratou o IDESE (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Empreendedorismo) para elaborar um Diagnóstico Empresarial personalizado por meio de uma metodologia participativa.

A metodologia prevê a formação de um grupo focal com representantes do segmento para a realização de dois encontros. Nesses encontros são levantadas as questões específicas do segmento para a construção, testagem e aprovação do protótipo do diagnóstico pelo grupo focal. Após a entrega do referido diagnóstico, o SEBRAE o disponibilizará numa plataforma digital para que as empresas da radiodifusão possam ter acesso. Ao responder às perguntas do diagnóstico, a empresa receberá um relatório com devolutivas sobre o grau de maturidade da gestão do negócio, sugestões de melhorias e recomendações de produtos e serviços do portfólio do SEBRAE.

Nesta quinta-feira, 23 de junho, foi realizado o primeiro encontro com o grupo focal constituído por representantes de emissoras de rádio convidados pela ACERT, para discutir sobre os desafios atuais da gestão, com uma visão empresarial bem como definir o módulo de perguntas específicas que constará no formulário do diagnóstico.

Os principais desafios discutidos na gestão empresarial das emissoras foram: gestão financeira, conhecimento do público alvo, estratégias de relacionamento, modernização e tecnologia, presença digital, credibilidade e qualidade, abrangência e índices de audiência.

No próximo encontro que será marcado pela ACERT, o grupo focal testará e avaliará o protótipo do diagnóstico que após finalizado com os devidos ajustes será entregue ao SEBRAE, que providenciará o seu lançamento juntamente com a ACERT.

Participaram da reunião, que teve abertura de forma virtual pelo presidente da ACERT, Afro Lourenço, o diretor financeiro da entidade, João Jorge Cavalcante, as consultoras do IDESE Maria Lédio, Luiza Barreto e Mirtes Cavalcante e representantes das emissoras Vale do Rio Poty (Crateús), Jamil Cézar (Rádio Dom Bosco FM – Fortaleza), Pedro Ramos (Shalom AM – Fortaleza e Shalom FM – Pacajus) e José Leandro Dantas  (Record FM e Uirapuru AM – Fortaleza).